quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Apocalipse: A Mensagem e Temas Centrais (1ª Parte)


            O Apocalipse nos revela o mundo espiritual fazendo uso de figuras de nosso mundo terrestre, mas do ponto de vista do céu. Nos mostra o Projeto Divino da História Humana desde Jardim do Éden até o novo Céu e a nova Terra. O propósito do livro é para encorajar cristãos em tempos difíceis, mostrar a eles que Deus está em pleno controle, apesar do surgimento de regimes tirânicos que se alternam temporariamente no controle, que muitas vezes perseguem os cristãos e até mesmo os matam.
            O livro não foi planejado para mostrar o futuro da história em termos de eventos específicos, ou para nos tornar vidente apocalíptico, mas ele revela que a história mundial segue princípios gerais. Por exemplo: continuará a ocorrer guerras, escassezes, pestilências e outros desastres; a Igreja será perseguida pelos poderes mundiais que martirizarão cristãos. Ele mostra também que os desastres naturais são advertências de Deus para o mundo.
            O simbolismo do livro o habilita para ser interpretado à luz das circunstâncias mutáveis ao longo da história do desenvolvimento do evangelho. A besta pode ser Roma no tempo de João; em outro tempo ela pode ser a igreja Católica Romana, ou a Rússia ou a China. Ao longo da história da Igreja sempre existiram aqueles que perseguiram a Igreja de Deus, e a estas perseguições o livro registra e faz referência. Isto pode ser visto nas seções paralelas em que cada uma se concentra em um aspecto da era cristã a partir do nascimento de Jesus movimentando-se em direção à sua segunda vinda e ao fim dos tempos. O livro se concentra a principio, no início, mas como o livro progride acaba por concentrar-se cada vez mais com o fim em lugar de o início.
Temas Principais
A Soberania de Deus: O Apocalipse foi escrito para mostrar quem está no controle. Revela Deus assentado no trono (4), que simboliza seu Reino e Soberania. Mostra Jesus como Senhor dos senhores e Rei dos Reis. O revela derrotando seus inimigos com os exércitos do céu (a igreja) sendo liderado por ele (19.14). A questão central é quem é Senhor: é Cristo ou é o Estado? Evidente que este tema não agrada os ouvidos sensíveis de muitos crentes, que tem muita dificuldade em se submeterem à vontade soberana de Deus. Assim como os israelitas antes muitos crentes se rebelam continuamente ao exercício da vontade soberana de Deus, eles querem um Deus serviçal, mas não um Deus soberano.
O Cristão Sob a Perseguição: O Apocalipse foi escrito no começo de um período de perseguições intermitentes por parte do Império Romano que passou a exigir a adoração do Imperador debaixo de uma lei marcial. Uma vida mais cômoda podia ser ganha simplesmente seguindo a multidão e abrindo mão dos padrões de Deus, afinal, um pouco de adoração ao Imperador tornaria a vida um tanto mais fácil. O contexto revela que o mal estava atacando tudo que era bom; a licenciosidade abundava; os conceitos maus controlavam a sociedade. Era como se Deus não estivesse em nenhum lugar, e não estivesse se importando com tudo isto. Os cristãos estão sendo perseguidos, alguns estão até sendo martirizados e a fé dos cristãos esta debaixo de ataque intenso. Os cristãos estão esperando o retorno de Cristo, mas ele não veio ainda (qualquer semelhança com nossos dias atuais não é mera coincidência).
            O livro é então escrito para ser enviado aos santos e revelar-lhes que o Deus Eterno está soberanamente no controle de todos e cada um dos eventos mundiais e Ele mesmo julgará a humanidade. Ele permite o mal no mundo, mas Ele vencera no fim, juntamente com os Seus santos, as forças do mal. Mostra que os santos devem seguir o exemplo de Jesus e renunciar suas vidas por sua fé como um testemunho do Evangelho de Cristo. Os inimigos dos santos serão derrotados no fim: o diabo; os poderes políticos; os poderes do falso religioso; o perseguidor da Igreja; a sedução do mundo e suas filosofias. Os juízos de Deus manifestados na humanidade são Sua resposta às orações dos santos. Os crentes devem suportar pacientemente até o fim e permanecerem fiéis até a morte, pois eles alcançarão a vitória acima dos seus inimigos, da mesma maneira que Jesus teve que morrer a fim de ser vitorioso acima de Satanás. Por fim, Deus vindicara seus eleitos e Sua justiça será manifestada em toda a terra, mas isto não acontecera durante a vida da maioria dos santos. Satanás é o grande enganador, que engana o mundo e o faz curvar-se diante de seus aliados, a besta e o falso profeta, e somente aqueles quem conhecem e creem em Deus e em Sua palavra resistirão a eles. Jesus retornará e seus inimigos serão derrotados, julgados e eternamente castigados, os crentes irão estar com seu Senhor para sempre e Ele habitará com eles. O Apocalipse abrange a história mundial inteira desde a ascensão de Cristo até o fim dos tempos. A sua acusação é contra aqueles que falham em glorificar Deus como Criador e Senhor, perseguem a Igreja e se negam a se arrependerem de seus pecados.  O Apocalipse é o último livro da bíblia e as chaves para sua interpretação estão inseridas tanto no Primeiro Testamento quanto no Segundo Testamento e na compreensão dos eventos contemporâneos do dia a dia.
            A mensagem principal do Apocalipse, quanto à perseguição, pode ser sumarizada pela advertência da carta à igreja em Esmirna: Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serem postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (2.10). Aqui encontramos a primeira advertência de João relativo à perseguição da Igreja. A igreja é advertida para ser fiel até a morte e eles receberão a coroa da vida que é ilustrada pela nova Jerusalém e o rio da vida que nasce do trono. Não há porque temer a morte, pois depois da morte eles irão estar com o Senhor e reinarão com Ele para sempre. Existe uma morte para temer e é a segunda morte que é o lago de fogo e aqueles que adoram a besta irão para lá. A descrição dada dos santos mostra que eles são perseguidos por causa de seu testemunho de Jesus e por causa da Palavra de Deus, e as duas testemunhas revelam que seu testemunho é parte do plano de Deus, pois sem eles a sétima trombeta, que introduz o Reino de Deus, não poderá ser tocada.
O Perigo de Flertar com o Mundo:       Se as advertências sobre a perseguição da Igreja são um propósito do Apocalipse, outra é a advertência sobre o compromisso com o mundo (seu sistema hedonista e materialista influenciado por Satanás). Isto é registrado nas cartas dirigidas a Pergamo e Tiatira. Jesus adverte os crentes para não assumir compromisso com o mundo e assim também compartilhe de seus pecados e de suas terríveis consequências (18.4), Sua Igreja, como Sua Noiva, deve ser imaculada (14.4 ss). O livro se refere basicamente a dois grupos de pessoas na Terra, primeiramente aqueles que adoram a besta e sua imagem e recebe a marca da besta, eles serão atormentados para sempre. O segundo grupo são aqueles que não adoram a besta, mas se mantém obedientes a Deus e à sua fé em Jesus, estes reinarão com Ele para sempre no paraíso de Deus. É também uma advertência a sonolência, exortando os cristãos a acordarem.
As Recompensas dos Vencedores: Adverte também que nossas ações feitas na Terra se relacionam diretamente com o nosso destino depois da morte tanto para castigo quanto para recompensa. As recompensas para aqueles que vencem são esboçadas no fim de cada uma das cartas às sete igrejas enquanto castigo para o que desiste é mostrado em 21.8. Diante do grande trono branco os mortos serão julgados de acordo com o que eles fizeram. Em 22.12 Jesus anuncia que Ele está vindo sem demora, “e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. Na introdução à maioria das cartas para as sete igrejas Ele declara que “conheço suas ações”. Em 2.23 ele anuncia a igreja em Tiatira que ele retribuirá cada um de acordo com suas ações. Em 14.13 aqueles que morrem no Senhor descansarão de seu labor e que suas ações o seguirão, a única coisa que levaremos para a eternidade serão as nossas ações feitas enquanto no corpo. Em 14.9 aqueles que adoram a besta e sua imagem serão atormentados com enxofre em chamas para sempre, enquanto aqueles que são vitoriosos sobre a besta e sua imagem entoarão a canção de Moisés e do Cordeiro (15.2, 3) e reinarão com Deus para sempre (22.5).
A Genuína Adoração em Oposição a Falsa Adoração: A temática da adoração é peculiar na narrativa do Apocalipse. É um divisor de águas entre aqueles que adoram a Deus e aqueles que adoram ídolos e João é claro em declarar que só Deus deve ser adorado conforme 9.20. Aqueles que adoram a besta e sua imagem são culpados de idolatria e serão castigados com tormento eterno. Em 13.4 João deixa claro que pessoas adorarão o dragão, isto é Satanás, que dará a sua autoridade à besta. Os capítulos 4 e 5 retratam a adoração tanto a Deus quanto ao Cordeiro. O anjo em 14.7 lidera aqueles que vivem na Terra para adorarem aquele que fez os céus, a Terra, o mar e as fontes da água e em 14.9-12 nós vemos o castigo daqueles que adoram a besta e sua imagem e recebem sua marca na fronte ou na mão. Duas vezes João é repreendido porque ele adora um anjo em vez de Deus. Os idólatras são consignados para o lago ardente de enxofre e fogo e excluídos para sempre da Nova Jerusalém. A primeira taça é despejada sobre aqueles que adoram a besta e sua imagem. Aqueles que não adoram a besta e suas imagens reinam com Cristo por mil anos.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br//


Artigos Relacionados
Apocalipse: Jesus Cristo Glorificado
Apocalipse: Por que estudar o livro do Apocalipse?
Apocalipse: Seu Valor e Relevância
Apocalipse: Por Que Foi Escrito?
Apocalipse: Dificuldades Para a Leitura e Compreensão.
Apocalipse: A Relação com a Literatura Apocalíptica
Apocalipse: Comentário (1.1-3)

Referências Bibliográficas
ALEXANDER H. E. Apocalipse. São Paulo: Ed. Ação Bíblica do Brasil, 1987.
ASHCRAFT, Morris. Comentário Bíblico Broadman, v.12, ed. JUERP, 3ª ed., 1983.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado, v. 6, ed Milenium, São Paulo, 1988.
CLARKE, Adam, The New Testamento of Our Lord and Saviour Jesus Christ. Nova York: Abingdon-Cokesbury Press, vol. II, s. d.
CORSINI Eugênio. O Apocalipse de São João. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.
DOUGLAS J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2001.
HENDRIKSEN, William. Mais Que Vendedores - Interpretação do livro do Apocalipse. São Paulo:  ed. CEP, 1987.
LAYMON, Charles M. The Book of Revelacion. Nova York: Abingdon Press, 1960.
LADD, George. Apocalipse – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.
McDOWELL, Edward A. O Apocalipse – Sua Mensagem e Significação. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1960.

SUMMERS Ray. A Mensagem do Apocalipse. Rio de Janeiro: Ed. JUERP, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário