sábado, 19 de agosto de 2017

Governantes dos Impérios da Babilônia e Medo-Persa (Período do exílio e pós-exílio)


A história da nação de Israel/Judá está entrelaçada com a história dos grandes impérios. Esta lista inclui apenas os governantes que aparecem nos relatos do Primeiro Testamento durante o período exílico e pós-exílio de Israel e Judá.
Nabucodonosor:   Ele era o filho de Nabopolassar[1] e governou a Babilônia durante quarenta anos (602-562 aC),   Nabucodonosor provou ser um líder militar capaz antes de sua ascensão ao trono, em particular, ele ganhou a batalha crítica de Carquemis enfrentando um dos mais extraordinário governante egípcio o Faraó Neco II  (605 aC). Ele conquistou a SíriaPalestina e a Fenícia (Tiro) antes de voltar a Babilônia para tomar o lugar de seu pai como governante do reino. Em 586 aC, ele havia invadido Jerusalém e levado um numero expressivo de habitantes de Judá e Benjamim para o cativeiro (entre eles Daniel e seus três amigos). A Babilônia expandiu durante o seu reinado, e ele completou um impressionante conjunto de projeto de arquitetura, incluindo o famoso Jardins Suspensos da Babilônia.   O nome de Nabucodonosor ocorre com frequência em vários livros do Primeiro Testamento, principalmente, nos escritos proféticos de Daniel.
 Belsazar: Um descendente de Nabucodonosor e reinou na Babilônia por cerca de 14 anos (c. 553-539).   Muito desse tempo ele foi orientado por um regente de seu pai, Nabonido. Foi ele que durante um banquete viu uma “mão escrevendo na parede” conforme registrado pelo profeta Daniel no capitulo 5. Segundo o relato do profeta, Belsazar morreu como resultado do julgamento de Deus sobre sacrilégio por ele cometido, quando mandou trazer os utensílios sagrados dos judeus e bebeu vinho neles.
 Dario, o Medo: Essa figura misteriosa só aparece nas páginas do Primeiro Testamento.   O livro de Daniel afirma que ele assumiu o controle da Babilônia no rescaldo da morte de Belsazar. Ele, de acordo com Daniel, aprovou a lei infeliz que levou a experiência do profeta na cova do leão.   Vários estudiosos do Primeiro Testamento acredita que Dario pode ter sido outro nome para Gubaru, um associado de Ciro.
 Ciro: Este rei persa tomou o poder ao derrubar o governo de seu pai, Cambises I (539-530 aC ).   Suas façanhas militares impressionantes consolidou um império enorme sob seu governo, governando desde o Mar Egeu até a Índia.   Ele trouxe um fim ao domínio dos babilônios ao vencer a batalha de Opis (c. 538 aC).   Suas políticas iluminadas de governar permitiu que as pessoas conquistadas mantivesse sua cultura e religião, assim, ele permitiu que um grande número de judeus, bem como todos outros povos exilados, retornassem para Jerusalém para reconstruir a cidade em ruínas.   Ele desempenhou um papel importante na história registrada em II Crônicas, Daniel e Esdras. Durante uma campanha militar nas Montanhas Indianas, Ciro morreu em batalha.   Sua morte súbita e inesperada abalou o Império Persa, e, por um tempo, seu filho Cambises II assumiu o trono.   Com toda a probabilidade, os exilados judeus, sob a liderança Zorobabel, voltou a Jerusalém neste momento.   Cambises morreu sob circunstâncias misteriosas, na Palestina em cerca de 522 aC.
 Dario, o Grande: Um primo de Cambises II, Dario tinha afirmação duvidosa no tronoMedo-Persa, no entanto, ele aproveitou e consolidou o seu poder através de campanhas militares cruéis contra qualquer região que questionavam sua autoridade.   Apesar de ser um administrador talentoso e líder militar, suas ambições políticas lhe custou sérias derrotas militar nas mãos dos gregos (em particular, a famosa Batalha em Maratona em 490 aC).   Dario desempenhou um papel importante na reconstrução de Jerusalém.   Os esforços para reconstruir a cidade, é claro, começou com Ciro, mas os esforços para ressuscitar uma presença judaica em Judá continuou sob o reinado de Dario (c. 521-486 aC). Os profetas Ageu e Zacarias pregou durante o reinado de Dario.
 Xerxes: (também conhecido como Assuero). Este rei persa aparece com destaque na história de Ester. Ele  governou a Pérsia por cerca de 22 anos (c. 486-464 aC).  Ele era filho de Dario, o Grande, e neto de Ciro.   Assim como Dario, ele tentou tomar a Grécia, Com algum sucesso, mas em 480 aC sua frota sofreu uma perda irreparável na Baía de Salamina. Diversas fontes gregas e também o pequeno livro de Ester retratar Xerxes como um monarca ingênuo e indeciso.
 Artaxerxes: Esta é, provavelmente, o homem conhecido como Artaxerxes Longimanoem fontes seculares da época; ele governou os persas por cerca de 42 anos (c. 465-424)   Neemias serviu na corte deste imperador, e também foi ele que apoiou os esforços de Esdras e Neemias para completar a reconstrução do Templo e dos muros da cidade de Jerusalém. Durante seu período de governo inúmeros problemas administrativos e uma enorme instabilidade política produziram um desgaste continuo que produziram um enfraquecimento do império.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Uma Revisão desde a Divisão do Reino – Judá
História do Antigo Israel: Uma Revisão desde a Divisão do Reino – Israel
Contexto Histórico do Novo Testamento: Judá e o Domínio Persa
Historia do Antigo Israel: Judá e o Exílio Babilônia        

Referências Bibliográficas
ARCHER, Gleason L. Merece Confiança o Antigo Testamento? São Paulo: Vida Nova, 2005.
BALANCIN, Euclides Martins. História do Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 1989.
BRIGTH, Jonh. História de Israel. 7ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
CASTEL, Francois. Historia de Israel y de Judá. Desde los orígenes hasta el siglo II d.C. Estella: Editorial Verbo Divio, 1998.
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. São Leopoldo, RS: Sinodal; Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 2 v. p.343.
FRANCISCO, Clyde T. Introdução ao Velho Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1969.
FOHRER, Georg. História da religião de Israel. Tradução de Josué Xavier; Revisão de João Bosco de Lavor Medeiros. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
HOFF, Paul. Os livros históricos. São Paulo: Editora Vida, 1996.
JOSEFO, Flavio. História dos Hebreus. Ed das Américas; s.d.; Vol 2: 279
LASOR, Wílliam S., HUBBARD, David A. e BUSH, Frederic, W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999.
LIVERANI, Mario. Para além da bíblia: história de Israel. São Paulo: Loyola; Paulus, 2008.
MERRILL, Eugene. História de Israel no Antigo Testamento. Tradução de Romell S. Carneiro. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
MESQUITA, Antônio Neves de. Estudo nos livros dos Reis. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.
NOTH, Martin. Historia de Israel. Barcelona: Ediciones Garriga, 1966.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

[1] (626-605 a.C.). A oposição de Nabopolassar às forças assírias que marchavam contra a capital Nipur, a 97 km ao sudeste da Babilônia, impediu a invasão assíria. A triunfal resistência da Babilônia a este ataque resultou no reconhecimento de Nabopolassar como rei da Babilônia em novembro de 626 a.C. Ele posteriormente derrotou os assírios no norte, ao longo do Eufrates, empurrando-os até Harã e depois estabeleceu uma aliança medo-babilônica ratificada com o casamento de seu filho Nabucodonozor e Amytis, filha do filho de Ciaxares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário