terça-feira, 9 de maio de 2017

Compreendendo Melhor os Profetas e Suas Mensagens


Quando vamos estudar um determinado livro ou autor é importante sabermos algumas informações para que nossa leitura e estudo possam ser o mais fiel possível não somente sobre o que ele escreveu, mas porque escreveu, quando escreveu e para quem escreveu. Quem era o autor, em que época e o que estava acontecendo quando ele escreveu.
No caso especifico dos Profetas bíblicos ao menos seis questões devem serem levantadas, para que possamos usufruir melhor de sua mensagem, minimizando ao máximo as sempre possibilidades de interpreta-los equivocadamente.
Período Histórico: É importante obter informações sobre o contexto histórico do profeta, pois auxilia na compreensão do porque ele esta abordando aquele determinado assunto e as razões de seus questionamentos e propostas. Serve para demonstrar que o profeta e sua pregação estão inseridos no mundo real e suas problemáticas politicas, sociais, econômicas, militares e não apenas, ainda que centrais, as questões religiosas.
A Pessoa do Profeta: Ainda que em alguns casos haja pouca informação pessoal sobre um determinado profeta é oportuno explorarmos o quanto possível a vida dele, sua origem, seus parentescos, estado civil (esposa, filhos), sua formação e ocupação, sua aproximação ou distanciamento do Templo, sacerdotes e governantes.
A Literatura: Todo livro ou literatura carrega características distintivas e identifica-las torna-se importante; um esboço ainda que sintético haverá de proporcionar uma visualização panorâmica do conteúdo total do texto produzido. 
Temas e Passagens Relevantes: A proposta desse Fichário não é discutir exaustivamente cada livro, dissecando capítulo por capítulo (isso é tarefa do exegeta e comentarista). O objetivo é mais de ser instrumento de auxílio para que o leitor compreenda com mais propriedade as questões e preocupações que foram relevantes para o profeta naquele momento e as implicações em outras literaturas bíblicas judaicas e posteriormente cristãs (Segundo Testamento e/ou Novo Testamento). Aqui esta a razão pela qual a mensagem do profeta foi preservada e acoplada aos demais escritos bíblicos.
O Profeta e Herança Religiosa Recebida: O profeta e sua mensagem não é um acontecimento inédito, mas estão totalmente inseridos na história e tradição religiosa de seu povo. Na mensagem do profeta ecoa os temas e conceitos forjados na bigorna da revelação recebida anteriormente, que muitas vezes são referendados e reinterpretados à luz dos acontecimentos atualizados para os dias atuais do pregador.
O Profeta e a Herança Religiosa Póstuma: Aqui o propósito é identificar como a mensagem do profeta foi recebida e interpretada na literatura judaica posterior e pelos escritores do Segundo Testamento e, por conseguinte na literatura cristã até os dias presentes.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
ivanpgds@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados
AMÓS: Uma Voz Profética Contra a Opressão e Escravagismo (1ª Parte) http://reflexaoipg.blogspot.com/2017/04/amos-uma-voz-profetica-contra-opressao.html?spref=tw
O PERÍODO CLÁSSICO PROFETISMO NO AT - Século VIII
O DESENVOLVIMENTO DO PROFETISMO EM ISRAEL
PROFETAS: As Diversidades Contextuais
OS PROFETAS E AS QUESTÕES SOCIAIS
PROFETA OSEIAS: Contexto Histórico
PROFETA OSEIAS – Introdução Geral


Nenhum comentário:

Postar um comentário