terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A Crucificação e Morte no Evangelho Segundo João


Cada um dos evangelistas descreve a crucificação e morte de Jesus incluindo suas particularidades.
Os três evangelistas sinóticos registram estes acontecimentos dando destaque aos aspectos mais vistosos e sobrenaturais: o rasgar do véu no Templo de Jerusalém, a ressurreição dos mortos, a multidão que bate no peito, as trevas em pleno dia. O evangelista João é mais discreto e prefere um comentário sucinto e modesto: "do lado transpassado de Jesus saem sangue e água".
Enquanto os três primeiros utilizam o centurião romano como testemunhar ocular da divindade de Jesus: "Verdadeiramente este homem era filho de Deus", o evangelista João prefere fazer a citação do profeta Zacarias: "Olharão para aquele que transpassaram" (Zc 12.10), apontando para a grande realidade de todo verdadeiro cristão, que terá de contemplar, compreender e crer no Crucificado, para serem salvos.
Outra característica da narrativa do quarto evangelho é que João se faz conciso em acontecimentos essenciais e prolixo no que poderíamos classificar como aspectos secundários. Sua linguagem é na verdade totalmente simbólica.
A Realeza de Jesus (João 19.17-22)
Nesta primeira cena ele resume o que os outros destacam e centraliza a atenção do leitor na pequena placa colocada acima da cabeça de Jesus: "Jesus Nazareu, o rei dos judeus" (19.19). É uma declaração da realeza de Jesus trilíngue (romana, grega e judaica), que ilustra a proclamação universal do Evangelho. A ironia joanina é vista no fato de que esta declaração contraria todos os esforços que a liderança judaica, política e religiosa, havia feito para deturpar a pessoa de Jesus.
A Túnica (João19.23-24)
Somente João faz uma distinção entre as vestes que foram repartidas e a túnica que foi sorteada entre os soldados (19.24). O termo "dividir" e "divisão" (shisma, no grego) no texto joanino está sempre impregnado de um significado tenso, relacionado à divisão do povo em relação a Jesus (7.43; 9.16; 10,19; 21.11). João chama atenção que o Crucificado é o Rei universal e o ponto convergente para toda a humanidade. É à Cruz e ao Crucificado que o crente em todos os tempos e lugares serão atraídos ("atrairei todos a mim") e pela fé serão feitos UM Nele!! Quando esta verdade é relegada ou simplesmente esquecida, o Evangelho empobrece e perde seu dinamis distintivo.
A Mãe e o Discípulo Amado (João 19.25-27)
Em meio a todas as atrocidades e violência que envolvem estes acontecimentos, temos aqui uma das cenas mais terna e belíssima da preocupação de Jesus para com Maria. O termo "mulher" é rico em seu veio veterotestamentário e faz um link precioso com a cena do primeiro milagre realizado em Caná (2.1-11). Tanto Maria quanto os discípulos são reais e históricos, mas aqui desempenham também uma função simbólica e representativa. Nem Maria e nem o discípulos são identificados pelos respectivos nomes próprios. Eles representam a Comunidade cristã que haverá de surgir após o Pentecostes e que terá a marca distintiva da solidariedade e do amor.
Tudo Está Consumado (João 19.28-30)
O verbo utilizado por João trás a ideia de algo que foi COMPLETADO e, portanto, não há mais nada a ser feito. A morte de Jesus não é o "fim" de sua história, de sua vida, mas a Sua morte é a concretização plena de todo o propósito Redentivo de Deus para salvar o pecador. É o cumprimento pleno de toda a Revelação do Antigo Testamento. A promessa feita por Deus em Gênesis cumpre-se literalmente no Crucificado Nazareu!
Ao declarar "tenho sede" (19.28) Jesus retoma o aspecto básico da vida humana. Ele é plenamente humano e plenamente divino. Aquele que é a Fonte da Vida pede água - que figura contrastante maior poderia ter utilizado o evangelista?
Então declara Jesus: "Entrego meu espírito" (19.30). Jesus morre e aqui temos o aspecto de sua exterioridade. Ele morre consciente, a iniciativa é dele desde o principio até o fim "entrego meu espírito". Jesus conclui sua obra em serena consciência e se dá voluntariamente, na maior ilustração e modelo para todo verdadeiro cristão. O crente econômico e que vive para si mesmo é anticristo.
O Significado
O verso 19.35 é o centro de toda esta narrativa de João. Aqui ele faz uma referência explicita à e perfaz uma transição entre a narrativa dos acontecimentos e a sua interpretação à luz das Escrituras (AT).
Aqui temos a afirmação categórica da humanidade de Jesus (sangue e água) e o seu significado salvífico. A linguagem figurada utilizada por João jamais deixou de ser interligada pelos acontecimentos históricos e concretos. Sua mensagem não é mitológica ou mística. Sua mensagem cristã evangélica esta relacionada aos dois níveis: da factualidade e do simbolismo.
O verbo tão caro nesta narrativa "ver" permeia o texto. É tanto factual, pois as pessoas estão vendo os acontecimentos, mas também se relaciona diretamente à fé - ver, contemplar, crer. Há três camadas deste "ver-crer":
- o "ver" dos soldados, que veem, mas não compreendem absolutamente nada do que esta acontecendo (veem, mas não creem);
- o "ver" histórico daqueles que testemunham de forma ocular os acontecimentos e compreendendo creem.
- o "ver" da fé, que ainda firmado em fatos históricos, não são oculares aos acontecimentos - identificados na profecia de Zacarias "olharão" no aspecto futuro - o nosso tempo.
Para João todos aqueles, como ele que "viram" e "creram" quer como testemunhas oculares ou não, devem agora se constituir em testemunhas deste "ver". E o testemunho é verdadeiro, genuíno, não confundido com os falsos ou aparentes "ver" possíveis.
Portanto, todo aquele que diz "ver-crer", mas cala-se ou acovarda-se em testemunhar, é um falso crente e continua ainda na cegueira espiritual. A consequência imediata e compulsiva do que genuinamente "vê e crê" é de proclamar esta verdade evangélica a todas pessoas em todos os lugares em todos os tempos, pois esta é a função da testemunha.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
NT - Evangelho de João: Contexto Religioso
O Getsêmani na Narrativa de Marcos
Entrada Triunfal de Jesus: Evangelho Segundo Marcos
PÁSCOA: Quem Morreu na Cruz?
A Última Viagem de Jesus para Jerusalém
BETÂNIA: Lugar de Refrigério e Vida
As Mãos e os Cravos

Referências Bibliográficas
BARCLAY, William. El Nuevo Testamento, v. 5. Buenos Aires: La Aurora, 1974.
BONNET, Luis y SCHROEDER, Alfredo. Comentário del Nuevo Testamento. Buenos Aires: La Aurora, 1974. [v. 5].
CARSON, D. A. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2001.
HENDRIKSEN, GUILLERMO. Juan – comentário del Nuevo Testamento. Michigan: Subcomission Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, 1980.
HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento – João. São Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2004. [v.1,].
HULL, W. E. Comentário bíblico Broadman, v. 9. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.
MCARTHUR, John. Comentário Macarthur del Nuevo Testamento – Juan. Epanha: Kregel, 2011.
MICHAELS, J. Ramsey. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo – João. São Paulo: Vida, 1994.
PACK, Frank. O Evangelho Segundo João. São Paulo: Vida Cristã, 1983.
TENNEY, Merrill C. O Novo Testamento – sua origem e análise. 2ª ed. São Paulo: Vida Nova, 1972.


Nenhum comentário:

Postar um comentário