segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

NOTAS SOBRE MATEUS


apóstolo Mateus é também conhecido como Levi, filho de Alfeu. Embora pouco se diga sobre este homem, o pouco que se fala são significativas.
Mateus em grego é Matthaios e vem do nome em hebraico Matatias, ou MattithYah, "Presente de Yahweh"; o outro nome de Mateus é Levi, que em hebraico significa "Unido" (Gênesis 29:34).
Se refletirmos sobre estes nomes - e os nomes são quase sempre significativos na Palavra de Deus - algumas associações interessantes surgem para nós. A função dos levitas em Israel era a de conectar ou unir o povo a Deus, pois eles eram os sacerdotes e diáconos da nação, os mediadores entre Deus e o povo.
Os levitas recebiam o dízimo do povo (Números 18), e Levi era um coletor de impostos para o Império Romano. Ele deixou seu serviço para seguir Jesus e tornar-se um pescador (coletor) de homens. Dízimos e os impostos representam as pessoas, Mateus iria recolher as próprias pessoas e não apenas impostos ou dízimos.
Além disso, os levitas eram os professores de Israel. A eles foi atribuída a tarefa de ensinar a Palavra ao povo nas sinagogas locais e cidades levíticas, assim como no santuário central (Templo). É uma coincidência, então, que a Levi escreve um evangelho, que é um Evangelho "mosaico" cheio de sermões?
Mateus significa "dom [presente] de Yahweh". Os levitas eram consagrados (dados/oferecidos) ao nascerem ao Senhor, como Seus servos, mas o Senhor lhes dava de volta a Israel, como professores e servidores do povo.
Finalmente, é interessante que em todos os três primeiros evangelhos, vemos que Mateus o Levita dá uma festa em sua casa (Mt 9, Mc 2; Lc 5). Os fariseus se queixam de que Jesus come e bebe com os coletores e desterrados. Observe que esse é um argumento sobre o uso dos alimentos, que era supervisionada pelo levita sacerdote. No entanto, na Lei, não há proibição de comer com qualquer grupo de pessoas, apenas certas carnes são proibidos. Mateus o Levita, em sua festa, mostra o que uma verdadeira observação e/ou obediência das leis dietéticas implica.
Além disso, Jesus diz que Ele não veio para curar os sãos, mas os doentes, e para salvar os pecadores. Isso era a tarefa dos Levitas o tempo todo. Os escribas e fariseus, que eram os herdeiros dos levitas originais, não estavam fazendo seu trabalho. Mas Jesus e Seus novos Levitas o faziam em tempo integral.

Mateus o Cronista
Diversos comentaristas salientam que Mateus segue a genealogia contida no livro de Crônicas para a primeira seção da genealogia de Jesus.  Isso é incomum, dizem, uma vez que Crônicas não era amplamente utilizado nos primeiros escritos cristãos.  Mas é uma indicação de que Mateus faz uso do modelo de Crônicas em todo o seu evangelho - ele começa com uma genealogia que corresponda 1ª Crônicas, e termina com uma Grande Comissão que lembra o decreto de Ciro, no final de 2ª Crônicas.

Mateus e Herodes
Cada vez que o nome de "Herodes" aparece no evangelho de Mateus, inocentes morrem. Herodes o Grande é um personagem proeminente no capítulo 2, e o nome não aparece novamente até capítulo 14, onde Herodes Antipas se compromete a dar a cabeça de João Batista à Herodias. Herodes não parece nas narrativas do julgamento em Mateus, mas a última vez que encontramos uma variação do nome "Herodianos", um partido político ligado ao monarca, eles estão preparando um esquema para matar a Jesus.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog


Artigos Relacionados
Evangelho Segundo Mateus: Autoria e Data
As Mulheres na Vida e Ministério de Jesus
NT – Introdução Geral
Composição e Arranjo do Novo Testamento
Glossário Bíblico

Referência Bibliográfica
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado. São Paulo: ed. Milenium, 1985. [v. 1].
CARSON, D. A., MOO, Douglas J. e MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997.
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1995.
HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001.
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no Tempo de Jesus: pesquisa de história econômico-social no período neotestamentário. 4 ed. São Paulo: Paulus, 1983.
REICKE, Bo. História do Tempo do Novo Testamento. São Paulo: Ed. Paulus, 1996.
SAULNIER, Christiane & ROLLAND, BernardA Palestina nos tempos de Jesus. 7ª
ed. São Paulo: Paulinas, 1983.
SCHUBERT, Kurt. Os Partidos Religiosos Hebraicos da época Neotestamentária. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1979.
STEGEMANN, Ekkehard W. e STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo. São Leopoldo, RS: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário