sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Natividade: O Verdadeiro Espírito da Natividade

Esta pequena e singela parábola contada por Jesus expressa o verdadeiro sentido do natal! Um homem foi assaltado, espancado e deixado à beira do caminho para morrer. Por ele passaram varias pessoas, que ocupadas consigo mesmas não quiseram se envolver com aquele moribundo prostrado na beira do caminho. Mas um samaritano, parou, desceu de sua montaria, prestou os primeiros socorros à pessoa ferida e colocando-a sobre seu animal a leva até uma estalagem, onde ela podia ser cuidada até que se recuperasse. Mais ainda, o samaritano assume o compromisso de saldar qualquer dívida que possa vir a ser gerada em relação àquele estranho, de maneira que não lhe falte nada.
O verdadeiro espírito do Natal é manifestado tão somente quando conseguimos enxergar o outro, além de nós mesmos. O quão distante estamos desta realidade! A quase totalidade de nossas preocupações se relaciona direta ou indiretamente conosco mesmo. Qualquer coisa que possa ameaçar a nossa zona de conforto é rapidamente racionalizada e descartada como algo maléfico. Nada nos irrita mais do que nos vermos em uma situação semelhante a esta narrada por Jesus. Quando surge diante de nós uma situação constrangedora, de alguém que deseja e/ou necessita de algo de nós. Nada nos irrita mais do que quando perguntamos unicamente por educação se a pessoa esta bem e ela ousa dizer que não esta bem e ainda ameaça querer compartilhar suas desventuras e mazelas [é o cumulo do absurdo]. Somos capazes de gastarmos horas em frente da TV, nos bate-papos insossos da internet, mas não somos capazes de ouvirmos uma outra pessoa compartilhar algo dela para nós!
A festa ao redor do Natal tornou-se uma fortaleza onde nos recolhemos e rapidamente levantamos a ponte levadiça, para que não venhamos a ser incomodados com os problemas dos outros [afinal já temos os nossos]. Procuramos rapidamente nos desvencilharmos das nossas atividades religiosas natalinas [as quais nem ao menos nos preocupamos mais em convidar outras pessoas para virem conosco] e após rápidos e superficiais cumprimentos retornamos ainda mais rápidos para a nossa fortaleza e ali vamos usufruir o que preparamos para nós mesmos [afinal também somos filhos de Deus].
Que neste Natal possamos ser capazes, como foi aquele samaritano, de enxergarmos o Outro, aquele que esta à beira do caminho, os desvalidos, os abandonados, aqueles que carecem de serem ouvidos, que necessitam de uma palavra amável, de serem socorridos, sarados de suas feridas .... que neste Natal possamos sair de nós mesmos!
Ninguém entendeu melhor o sentindo do Natal e ninguém expressou melhor o espírito do Natal do que aquele Samaritano!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
NATAL EM IMAGENS - O Nascimento
NATAL – QUERO VER JESUS?
NATAL EM IMAGENS – A Anunciação
NATAL - Segundo Mateus – Genealogia
A BÍBLIA EM IMAGENS

Um comentário:

  1. Excelente este blog histórias que tocam a alma e nos tiram as vendas dos olhos. Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir