terça-feira, 6 de setembro de 2016

PAULO - Uma Nova Perspectiva

Com toda certeza uma das figuras mais proeminentes na história do cristianismo é sem dúvida alguma a de Saulo de Tarso ou como ficou conhecido nas páginas das Escrituras do Novo Testamento - Paulo, o apóstolo dos gentios.
Desde os primeiros comentaristas bíblicos cristãos, os chamados Pais da Igreja, centenas de estudos foram produzidos sobre a pessoa e as famosas cartas de Paulo. A Reforma Protestante do século XVI dá novo fôlego aos estudiosos para continuarem suas pesquisas sobre este extraordinário personagem do cristianismo. Alguns acabam chegando a conclusões exageradas sobre a importância de Paulo em relação ao cristianismo - afirmando que ele é o verdadeiro fundador do cristianismo como o temos hoje - evidentemente que isto é uma hipérbole pois ainda que seu trabalho missionário e suas correspondências possam ter uma importância enorme, o cristianismo desenvolve-se muito além da capacidade de um único cristão. Inúmeros centros cristãos como Antioquia e Alexandria e a própria cidade de Roma não foram estabelecidos pelo trabalho missionário de Paulo. Sua atuação foi substancial nas aldeias, cidades e metrópoles da região da Galácia e da Macedônia. Mas sem dúvida alguma, suas contribuições foram imensuráveis para o pensamento cristão em muitos contextos.
Com o racionalismo produzido no século XIX produz-se uma nova onda de estudos, agora com ênfase mais liberal. A famosa escola crítica liberal denominada "Escola Tubingen" sob influência hegeliana disseca todos os escritos de Paulo contidos no NT e reconta sob todos os ângulos possíveis e imagináveis sua vida. Mas tanto a figura e obra de Paulo, quanto o cristianismo sobreviveram à ação corrosiva desta Escola e seus subsequentes sucessores.
Utilizando-se da expressão - Nova Perspectiva Sobre Paulo - James D. G. Dunn inaugura uma nova onda de estudos sobre este querido e importante cristão do primeiro século. Seu esforço, desde a década de 70, é demonstrar que a pregação e ensino paulino não é um contraponto ao judaísmo do primeiro século, mas ao contrário, ele concilia de forma extraordinária o ensino veterotestamentário judaico com os ensinos evangélicos de Jesus. Portanto, os escritos e ensinos paulinos não são ante judaicos, mas sim, um esforço de corrigir as distorções judaizantes de maneira a se obter uma compreensão clara da revelação evangélica advinda por meio de Cristo.
A estrada aberta por Dunn com a Nova Perspectiva Sobre Paulo, não destrói ou diminui as abordagens anteriores e nem pretende ser a única daqui para frente. Entretanto, abre-se uma nova onda de estudos sobre o querido apóstolo dos gentios e sua indiscutível influência no cristianismo de ontem e de hoje.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
PAULO: Informações Biográficas
PAULO - Sua Conversão

Referência Bibliográfica

DUNN, James D. G. A Nova Perspectiva Sobre Paulo. São Paulo: ed. Academia Cristã/Paulus, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário