quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SALMO 23 - O Senhor é o meu Pastor e nada me faltara (verso 1)

2200 Consultas
O SENHOR é o meu Pastor
e nada me faltara.
O SENHOR é o meu pastor,
Ele me dá tudo de que eu preciso!
O Senhor é o meu pastor;
de nada terei falta.
Todas essas traduções e outras mais são possíveis e podem expressar o sentindo original do compositor nessas primeiras palavras desse precioso e amado Salmo.

HÁ POUCOS TEXTOS NA BÍBLIA
MAIS AMADO E QUERIDO DO QUE O SALMO 23

Compositor: não é difícil concordar com um grande número de comentaristas bíblicos que optam por Davi[1] – a questão é: qual Davi?
O jovem Davi, pequeno e ruivo, entusiasta e cheio de disposição que venceu um leão, um urso e destemidamente, munido apenas de uma funda e algumas pedrinhas, enfrentou e venceu o gigante filisteu!
Ou seria o velho e experiente rei Davi, que através dos anos foi percebendo em cada batalha, em cada circunstância adversa, diante do ódio dos inimigos e da traição dos “amigos”, o cuidado continuo de Deus, em preserva-lo e supri-lo sempre!
Particularmente prefiro pensar que este Salmo de beleza e profundidade inigualável foi composto pelo velho Davi, que em determinado momento, olhando no retrovisor da sua vida, contempla o Seu Pastor ao lado dele em cada momento e suprindo cada uma de suas necessidades.
Alguém escreveu que Davi mantinha em seu Palácio um QUARTO onde colocou alguns objetos Pessoais e de quando em quando ELE entrava e ali olhando para esses objetos RELEMBRAVA O QUANTO DEUS TINHA SIDO BOM PARA COM ELE.
Entre tantos objetos Ele guardou com CARINHO ESPECIAL – o Cajado e a Vara – com o qual havia pastoreado o rebanho de seu pai.
Gosto de pensar que foi em um destes MOMENTOS DE REFLEXÃO que o Velho Davi COMPÕE o Salmo 23.
PORTANTO, o Salmo 23 é a COMPOSIÇÃO de um Crente que por MUITOS ANOS viveu intensamente com Deus.
Um Crente que SENTIU diariamente o CUIDADO de Deus.
Um crente que apesar de seus Pecados e das suas limitações e fragilidades jamais foi ABANDONADO ou ESQUECIDO por Seu Deus!
Talvez seja essa a RAZÃO pela qual nos sentimos atraídos por este Salmo.
 Essas palavras de Davi fazem todo o Sentindo para TODOS os CRENTES em TODAS as épocas.
A Leitura acompanhada da Meditação nesse SALMO 23 é saúde para o nosso espírito/alma – nossa Mente – nosso Corpo!
Quando entendemos que o nosso Deus CUIDA de nós em:
Todo o Tempo / Toda Circunstância
Ainda e apesar de nossos Pecados / das nossas Limitações
ELE NUNCA NOS ABANDONA OU ESQUECE
Por esta razão podemos nos sentir plenamente seguros e supridos
E então podemos descansar verdadeiramente!
Tendo um Deus assim, então podemos completar o verso como Davi:
Nada me faltará ou de nada terei falta,
Pois Ele me supre de tudo de que eu preciso!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Salmos – Diversos Artigos




[1] Nos textos originais não havia indicação, como em nossas versões, do autor das composições que compõe o conjunto de 150 salmos da bíblia hebraica-cristã. As autorias mencionadas em nossas versões são resultado de pesquisas e inferências históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário