sábado, 18 de junho de 2016

VT CÂNON: Rejeição dos Livros Apócrifos

Quando a Igreja cristã resolve definir o cânon das Sagradas Escrituras, a partir do séc. IV, pouco a pouco os apócrifos foram caindo no esquecimento até que a Igreja Católica Roma incorporou alguns deles.
Durante o período da Reforma Protestante, século XVI, estes livros foramrejeitados com base nos seguintes argumentos:
a) Eles jamais fizeram parte da bíblia dos Judeus;
b) Nunca foram citados pelo Senhor Jesus ou por qualquer outro escritor do Novo Testamento;
c) Não são mencionados em qualquer lista dos livros canônicos até o IV século;
d) Muitos estudiosos católicos romanos nunca os aceitaram como canônicos;
e) Há contradições em suas informações (ex. No livro de Tobias esta escrito que ele viveu 158 anos, entretanto há informações que ele esta vivo quando da revolta de Jereboão [931 a.C.] e também quando da invasão da Assíria a Israel [721 a.C.] perfazendo um total de 210 anos);
f) Seus ensinos bons já estão nos canônicos;
g) Há ensino falso e contraditório.
Alguns destes ensino contraditórios são:
I – Justificação pelas obras: Ec 3:33-34; Tb 4:7-11 ; Tb 12:9 – A água apaga o fogo ardente, a esmola enfrenta o pecado.  Deus olha para aquele que pratica a misericórdia; dele se lembra no porvir, no dia de sua infelicidade este achará apoio.”   Dá esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti.  Sê misericordioso segundo as tuas posses. Se tiveres muito, dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração. Assim acumularás uma boa recompensa para o dia da necessidade: porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas. “.. porque a esmola livra da morte; ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;
II – Mediação dos Santos: Tb 12:12 –  Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.”
III – Oração pelos mortos: II Mc. 12:44-46 –  “porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido  vão e supérfluo rezar por eles.   Mas, se ele acreditasse que uma bela recompensa  aguarda os que morreram piedosamente, era isto um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.”
IV – Superstições: Tb 6:7-19  “Entretanto, Tobias interrogou o anjo: “Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar.” O anjo respondeu-lhe: : Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda a espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que eles voltem de novo a eles.  Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um unguento para os olhos que tem uma belida, porque ele tem a propriedade de curar.” Em seguida Tobias disse-lhe: “Onde queres que pousemos?” Há aqui, respondeu o anjo, um homem da tua tribo e de tua família, chamado Raquel, que tem uma filha chamada Sara; além dela não tem mais filho nem filha.  Todos os seus bens te devem pertencer; mas é preciso que a recebas por mulher.  “Pede-a, pois, ao seu pai, e ele ta dará por mulher.” Tobias replicou: “Ouvi dizer que ela já teve sete maridos, e que todos morreram. Diz-se mesmo que é um demônio que os matou,  por isso eu temo que o mesmo venha a me acontecer, a mim que sou filho único, e desse modo faça descer lamentavelmente a velhice de meus pais à habitação dos mortos”.  O anjo respondeu-lhe: “Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder:  são os que se casam banindo a Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não tem entendimento: sobre estes o demônio tem poder.  “Tu porém, quando te casares e entrares na câmara nupcial, viverás com ela em castidade durante três dias, e não vos ocupareis de outra coisa senão de orar juntos.  Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio.”

Me. Ivan Pereira Guedes
Artigos Relacionados
AT – Introdução Geral
AT – Salmos
AT – Profetas
AT – Pentateuco
AT – Síntese Bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário