sábado, 18 de junho de 2016

SALMOS: Salmo 2

SALMOS PARA VIDA TODA
           
Como a grande maioria dos Salmos este também não indica com precisão a ocasião em que foi composto. Alguns comentários mais antigos indicam a autoria de Davi enquanto enfrentava os ataques dos filisteus (cf. 2Sm 5), todavia não é preciso limitar a ocasião a este evento, pois como os demais hinos ele pode ser inferido em as mais diversas situações semelhantes.
            A cena descrita pelo salmista envolve um rei e suas guerras e prefigura o rei e reinado do Messias. Essa figura escatológica ainda que se derivasse inicialmente de Davi e seu reinado vitorioso, transfigurara-se na figura do Rei dos Reis, que haveria de sintetizar todas as esperanças israelitas. Assim, as nações que unem para combater esse rei, são representativos de todos os governos humanos que rejeitam a soberania divina e se opõem contra o Senhor e o seu ungido.
            Nestes dias de extremismo religioso e violências de toda sorte, se faz necessário compreender corretamente a leitura deste e qualquer outro texto bíblico. Desde a queda o ser humano sempre se manifesta de forma belicosa com toda e qualquer manifestação de Deus. Nas páginas da bíblia temos a descrição desta inimizade milenar; Jesus desde o início de seu ministério enfrenta uma oposição violenta à sua mensagem do Reino de Deus; e aqui não é possível destacar que para mata-lo houve uma confluência política jamais vista em outro momento da história da Palestina, quando as diversas facções religiosos judaicas, os maiores adversários políticos romanos, uniram-se para levar Jesus à cruz; o livro histórico de Atos registram as perseguições da igreja cristã tanto por judeus quanto por romanos; finalmente ao chegarmos no último livro bíblico, o Apocalipse, descobrimos que esta batalha permanecera até o final da História, quando em sua Segunda Vinda, na plenitude de toda Sua glória e poder, Jesus colocará um fim nessa batalha.
            Uma pergunta emana do Salmo: Por que o ser humano rejeita a Deus e seu Reino?
            Uma resposta encontra-se na irracionalidade humana. Ainda que houvesse sido criado distintamente dos animais, o ser humano opta por abrir mão de sua capacidade de racionar e reage sempre de forma instintiva e violenta; quanto mais Deus manifesta seu amor, mais irracionalmente responde a humanidade. A rejeição do Evangelho e de seu Cristo é a maior expressão de loucura suicida da sociedade humana, pois é neste Evangelho e neste Cristo que está a única solução para o ser humano perdido e cada dia mais desesperançado.
            Todavia, está irracionalidade infantil do ser humano, torna-se completamente inútil.  Em sua rejeição desvairada de Deus e sua vontade, o ser humano não consegue formular qualquer outra proposta ao menos semelhante. Deus olha do alto, toda estupidez e loucura humana, e ri como um adulto ri da birra de uma criança mimada, que deseja ter autonomia para fazer suas próprias escolhas, sem as implicações e responsabilidades decorrentes. Assim como o mar se revolta e suas águas tornam-se extremamente violentas, mas permanece exatamente em seus limites, o ser humano por mais ódio e violência que possa se manifesta contra Deus e Seu Reino, permanecem incapazes de romper seus laços.  Como declarou Lutero: “A Igreja [representação visível do Reino de Deus] é oprimida, mas não suprimida”. A ressurreição de Jesus Cristo é a prova definitiva da vitória final de Deus!
            A rebelião do ser humano contra Deus trará apenas um resultado – a derrota e juízo sobre esta humanidade; serão tomados de pavor, mas não terão para onde fugirem; assim como a vara de ferro, destrói os vasos de barros e os transforma em pó, assim ocorrerá com esta geração irracional e inimiga de Deus e sua vontade.
            A única esperança do ser humano foi e continua sendo, submeter-se à vontade de Deus e torna-se cidadão do Reino por meio de Jesus Cristo.
"Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor."
           
Me. Ivan Pereira Guedes

Artigos Relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário