segunda-feira, 14 de março de 2016

LUCAS - Verbete

Um dos personagens secundários mais proeminente do Novo Testamento é certamente Lucas. Quem foi ele? Onde nasceu? Vejamos um resumo das informações que podemos encontrar sobre Lucas nos textos bíblicos e históricos:

Temos três passagens no Novo Testamento que fazem referências diretas à Lucas:
Paulo tem o costume de enumerar diversos amigos e companheiros de atividades missionárias em suas correspondências. Aqui em Colossenses ele lista ao final diversos nomes entre os quais Lucas e pelo fato e o colocar ao final, sendo os demais todos de origem judaica, infere-se que Lucas fosse um gentio. Também aqui ele referido como sendo “médico amado” (Col. 4:10-14).

Paulo escreve uma carta curta a seu amigo Filemom, onde também funciona uma comunidade cristã. Seu objetivo e defender um escravo que havia fugido, mas que agora convertido, deve ser recebido de volta. Nesta singular carta Paulo menciona três cooperadores: Marcos, Aristarco e Lucas (Filemon 24).

A segunda carta de Paulo ao jovem amigo e também pastor Timóteo é o último documento que temos do apóstolo. Antevendo seu martírio escreve esta preciosa epístola e nela faz uma menção muito significativa a Lucas, afirmando que ele foi o único que permaneceu ao seu lado durante todo o tempo de seu segundo aprisionamento (II Tim. 4:11).
Além dessas citações nominais temos no livro de Atos as chamadas sessões “nós” onde o escritor se insere como participante dos fatos ali registrados (Atos 16.10-17; 20.5 a 21.18; 27.1 a 28.16)

Além dos testemunhos bíblicos temos algumas outras referências externas:
No documento chamado de “O prólogo Antimarcionita” escrito no segundo século (160-180 d.C.), temos diversas informações sobre a pessoa de Lucas: originário de Antioquia da Síria, base das viagens missionárias de Paulo; não se casou; morreu em Boeotia, um distrito da Grécia antiga, com a idade de 84 anos. Corrobora estas informações pelo fato de encontrar-se nas narrativas de Atos informações detalhadas da geografia e atividades da comunidade de Antioquia (Atos 6.5; 11.19-27; 13.1; 14.26; 15.22-35) indicando que ele tinha vivência ali.

Uma outra fonte externa é a obra produzida pelo historiador Eusébio (História Eclesiástica) considerada a primeira obra sobre a história da igreja, que viveu no quarto século. O historiador cristão registra que “Lucas, pela raça, nascido em Antioquia, e por profissão, um médico, se associou principalmente com Paulo (3:4)” e também indicando ser Lucas o autor do terceiro evangelho e Atos: “tendo acompanhado o resto dos apóstolos não tão intimamente, nos deixou exemplos de almas curadas as quais - ele adquiriu em dois livros inspirados, o Evangelho e Atos dos Apóstolos (3:16)”.

Com base nestas informações bíblicas e históricas podemos delinear um perfil de Lucas:

§  Um cristão não judeu (mencionado em Cl. 4:12-14, Filemom 24 e 2Tim. 4:11);
§  Originário da cidade de Antioquia da Síria (cf. Prólogo Antimarcionita a Lucas) ou conforme outra fonte da cidade de Felipe da Macedônia (William Ramsey sobre Atos 16:19);
§  Uma pessoa que exercia o oficio de médico (cf. Cl. 4:14) ou pelo menos uma pessoa que tinha boa formação acadêmica;
§  Sua conversão ocorre em sua fase adulta, provavelmente na igreja havia sido estabelecida na cidade de Antioquia da Síria (Prólogo Antimarcionita);
§  Se constituiu em um dos mais fiéis companheiros de Paulo nas viagens missionárias (ver seção “nós”);
§  Não se casou;
§  Escreveu o terceiro Evangelho, que traz seu nome e Atos que continua a narrativa, podendo ser percebido sem muito esforço em abas as introduções, bem como no estilo e vocabulários similares das duas obras;

§  Faleceu aos 84 anos na cidade de Beócia.

Me. ipg

Nenhum comentário:

Postar um comentário