sexta-feira, 18 de março de 2016

A T O S – Data e Composição

Data
Em relação a uma posição mais tradicional há pelo menos duas vertentes no que concerne à data do livro de Atos:
Com base em Irineu, que data Mc e Lc pouco depois do martírio de Pedro e Paulo em Roma, bem como o prólogo Antimarcionita e o cânon de Muratori, a data de composição de Atos deve ser colocada entre os anos 70 e 80.
Outra tradição cristã antiga, fundamentada principalmente em Eusébio de Cesárea, que afirma haver Lucas escrito este seu segundo volume de Atos um pouco antes de Paulo ser absolvido de seu primeiro encarceramento. Deste modo, Atos deve ter sido escrito no final de 62 e princípio de 63.
A crítica moderna, com base nas análises literárias do texto, também se divide em duas correntes:
v  Uma, em que se alinham vários estudiosos entre os quais Harnack, propõe a datação em torno de 63, baseada principalmente no término abrupto do livro, sem qualquer referência a libertação de Paulo, nem a outros fatos importantes como a destruição de Jerusalém no ano 70, bem como às primeiras perseguições mais violentas aos cristãos por parte do Império Romano, a partir do ano 64.
v  A outra posição insiste em colocar a data para depois da morte de Paulo (66 ou 67), porém não estão de acordo se foi antes ou depois de 70.
Ainda há aqueles que defenderam datas bem posterior (115 a 130 d.C.). A chamada escola de Tubingen, cujo expoente maior foi F. C. Baur propunha esta data avançada, pois entendiam que o objetivo do escritor era apaziguar os conflitos entre os cristãos judeus, cuja liderança advinha de Pedro e os cristãos gentios cujo baluarte era Paulo. Entretanto, a fundamentação histórica desta tese demonstrou-se frágil e hoje praticamente abandonada. Outros advogados de data tão avançada tentaram associar o escritor de Atos com os escritos históricos de Josefo (Antiguidades, 94 d.C.), mas uma vez mais falta consistência histórica para tal exercício acadêmico.
Muitos estudiosos entendem que Atos não poderia ter sido escrito muito tempo depois de 90, pois traz em suas páginas uma visão bem positiva e até otimista do Império Romano, em relação ao cristianismo, o que mudou radicalmente após Domiciano e também o escritor de Atos não faz a mínima referência às correspondências de Paulo, que já estavam reunidas e circulavam juntas no final do século I.

Composição
Conforme mencionado acima, a questão da data auxilia no esforço de estabelecer de onde Lucas escreveu a segunda parte de sua obra – Atos.
Há uma forte e consistente tradição, ainda que não uniforme, de que ele escreveu quando em sua estadia em Roma. Lucas certamente foi a Roma com Paulo (cf. Atos 28.16) e ele estava com o apóstolo enquanto aguardava seu julgamento (cf. Cl 4.14; 2Tm 4.11; Fm 23 e 24).
Todavia, alguns estudiosos supõem que Lucas não permanecer com Paulo em Roma durante esses dois anos (Atos 28.30), mas que ele foi para cidade de Filipos, onde havia vivido alguns anos, e, portanto, foi desta cidade e no aconchego da comunidade cristã dos filipenses que ele encontra condições para escrever o livro de Atos.
Uma outra possibilidade aventada é de que ele escreveu a partir de Antioquia, o grande centro cristão missionário, a partir do qual a obra missionária aos gentios foi efetivada. Mas há muita dificuldade em fixar Lucas ali depois da prisão de Paulo.
Mas como Rice concluiu “o peso das evidências no momento favorece o início da tradição prevalecente de que o livro foi escrito em Roma” (1896, p. 16).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
ATOS – Introdução
ATOS – Autoria
ATOS – Título
ATOS – Quem foi Teófilo

Referências Bibliográficas
BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras, v. 6. São Paulo: Vida Nova, 1989.
BERKHOF, Louis. New Testament Introduction. Eerdmans, 1915, https://archive.org/details/NewTestamentIntroduction Scanned and Edited Mike Randall.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. v. 1. São Paulo: Hagnos, 8ª ed., 2006.
ERDMAN, Charles R. Hechos de Los Apóstoles. Ed. TELL, 1974.
RICE, Edwin W. People’s commentary on the Acts giving. Philadelphia: The American Sunday-School Union, 1896.
RYRIE, Charles C. Bíblia de estúdio Ryrie. Chicago (Illinois): Moody Press, 1991.
SMITH, T. C. Comentário Bíblico Broadman, v.10, JUERP, Rio de Janeiro, 1984.

WILLIAMS, David J. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo – Atos. São Paulo: Vida,1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário