segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ZELOTES - Verbetes


Alguns remontam sua origem aos Macabeus, mas a maioria prefere uma data próxima do ano 37 a.C. e Josefo traça sua origem até o ano 6 d.C.. Eles desapareceram por motivos obvio após a destruição do Templo em 70 d.C.
Receberam este nome por sua oposição sistemática a todo e qualquer vestígio do domínio romano na Palestina; recusavam-se a pagar impostos (provavelmente os adversários de Jesus queriam ligá-lo aos zelotes quando o provocaram com a questão do tributo) e aterrorizavam os dominadores romanos; odiavam os saduceus por sua submissão e usufruto dos favores dos governantes estrangeiros.
Eram fanáticos e levavam às últimas consequências suas concepções teológicas (certamente derrubariam, se houvesse as Torres Gêmeas dos romanos). O historiador Josefo pinta um quadro de banditismo, mas ele escreve sua obra subsidiado pelo Império Romano. Entretanto, eles tinham fortes convicções teológicas, tanto, que o próprio historiador sucessivamente denomina os seus líderes de “sofistas”, indicando que dentro do movimento havia um sistema de ensino filosófico.
Mais uma vez apelamos para as opiniões de Josefo, quando ele registra que foi o zelo religioso e não apenas “patriótico” que motivava as ações dos zelotes. Continua o historiador: “tinham uma fixação inviolável pela liberdade”; se recusavam até a morte se necessário, chamar qualquer homem de “senhor”, ou pagar qualquer tributo a qualquer rei, pois para eles havia apenas um único Rei e Senhor. Para eles a Torá era a razão de suas vidas, pela qual estavam dispostos a morrerem. Um dos doze chamados por Jesus, Simão, é denominado de zelote, portanto, é associado a este grupo (Lc 6,15; At 1,13).
Por razões óbvias desapareceram após a destruição de Jerusalém em 70 d.C.


Obs.: Leia o artigo - ZELOTES: Movimento Radical Judaico  

Nenhum comentário:

Postar um comentário