segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

FARISEUS - Verbete

É possível que o nome seja derivado da expressão hebraica que significa “ser separado”, no caso, das práticas e conceitos pagãos, outros optam pela tradução “expositor” dos textos bíblicos e da lei oral; seus oponentes os chamavam de “persa” ou “inovadores” por causa de suas interpretações teológicas que tinham muitos pontos em comum com o pensamento persa (ex. a crença na multiplicidade de demônios e anjos).
Durante o cativeiro babilônico ou o período do segundo Templo (516-570 a.C.), em que o Sacerdócio perdeu sua influência, abriu-se espaço para o surgimento de leigos que passaram a exercer a função de interpretes e guardiões dos preceitos da Lei. Segundo duas informações de Josefo, não harmoniosas, eles já atuavam no tempo de Jonatas (160-143 a.C.), mas são mencionados pela primeira vez na história judaica quando do conflito com João Hircano (134-104) [Ant. 13.5.9, seção 171-3]. O mais provável é que tenham adquirido maior prestigio ou visibilidade após a rebelião dos Macabeus (165-160 a.C.).
Eles não chegaram a constituir um partido político, mas permaneceram como uma seita religiosa leiga, constituída em sua maioria pela classe média da sociedade judaica, em contraste com os Saduceus que eram aristocráticos. Nos dias de Jesus eles ocupavam uma forte posição religiosa e social na comunidade.
Era a maior seita e a de maior influência nos dias de Jesus e no período dos Atos dos Apóstolos e mantinham um conflito permanente com os Sacerdotes (apoiados pelos Saduceus) e conseguiram tirar várias cerimônias do Templo e começaram a realizá-las nas Sinagogas e nos lares.
Aceitavam o cânon completo do Antigo Testamento e o interpretavam de forma alegórica; entretanto, davam muita importância à lei oral ou tradição que defendiam como sendo parte integrante da revelação de Deus a Moisés;
Ensinavam que Deus fez o ser humano com a tendência tanto para o bem como para o mal e ele deveria fazer sua própria escolha; mas Deus ajudava o povo a fazer o bem; acreditavam em anjos e outros espíritos, na imortalidade da alma e na ressurreição.
Seguindo o processo iniciado no cativeiro babilônico e consolidado na institucionalização das Sinagogas dentro do judaísmo, os fariseus “democratizaram” o estudo e a interpretação da Torá, de maneira que a leitura da Torá acompanhada de uma tradução interpretativa na língua dos ouvintes é ainda hoje uma característica dos ofícios realizados nas Sinagogas em todo o mundo.
O ranço legalista sempre foi uma característica do farisaísmo, desde os dias de Jesus. O seu apego à forma externa acabava por desvia-los do genuíno sentido das Escrituras. Entretanto, foram responsáveis pela existência de um espírito piedoso e devocional que afetou profundamente as vidas de um número expressivo de pessoas, resgatando a posição de relevância do estudo da Torá de Deus na vida cotidiana. Por esta razão, apesar de duramente criticados por Jesus, por seus excessos e hipocrisia (Mt 23.5,23ss; Lc 18.1ss), o apostolo Paulo defende sua herança como fariseu (At 22) e há muitos pontos de convergência entre as convicções teológicas dos fariseus e as doutrinas da igreja primitiva.
Os judeus ortodoxos ainda preservam muito das ideias e doutrinas dos fariseus.

Me. IPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário