quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TEMPUS FUGIT


É uma expressão latina que significa "O tempo foge", mas que pode ser também traduzida como "o tempo voa". É uma expressão que aparece em muitos relógios.
A expressão foi usada pela primeira vez no verso Geórgica, escrito pelo poeta romano Vírgilio: "Sed fugit interea fugit irreparabile tempus" traduzido: "Mas ele foge, entretanto, irreversivelmente o tempo foge".
O salmista séculos antes de Vírgilio já declarava: "o tempo passa rapidamente e nós voamos"; por isso a utilização do nosso tempo torna-se precioso.
A grande e fundamental pergunta que cada um de nós precisamos fazer sempre é: Como tenho utilizando meu tempo?
Pegue sua agenda, se não tiver imagina uma, e veja como e em que você tem investido ou quem sabe desperdiçado [gasto, jogado, perdido, inutilizado] o seu tempo.
Uma maioria, ou seja, aquelas pessoas que não possuem entendimento correto das coisas e valores eternos, desperdiçam seu tempo tão somente nas coisas voltadas para o aqui e agora, tão bem exemplificado no personagem da parábola contada por Jesus: "alma, tens bens para muitos anos; come, bebe e alegra-te". Não há qualquer erro em comer, beber e se alegrar, mas quando isto é feito em menosprezo pelas coisas espirituais e eternas, elas se tornam perniciosas e perdem sua importância e valor inerentes.
Jesus declara que a melhor forma de investir bem o seu tempo é colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. As coisas espirituais são infinitamente mais importantes do que as coisas materiais; a sua vida espiritual tem maior relevância do que sua vida material; ter a certeza da sua salvação e da vida eterna vale a dedicação de todo o seu tempo - cada minuto.
O que você tem feito com o tempo que Deus lhe tem dado? Pois, não se iluda, é Ele quem tem te concedido [doado, permitido] este tempo. Lembre-se que "irreversivelmente o tempo foge", como a areia escapa por entre os dedos, assim o tempo escapa rapidamente por entre as "muitas" coisas que você tem se esforçado tanto em fazer.
Termino com as palavras de Jesus a Marta de Betânia: "Por que te afadigas com tantas coisas - uma coisa só importa".


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
A Síndrome da Cegueira (Reflexão)
Quatro Mulheres e a Vontade de Deus (Reflexão)
O Homem Que Queria Ver Jesus
(Re)aprendendo a Olhar o Outro
Um Luto Que Termina em Festa
Tempus Fugit
A MULHER À BEIRA DO POÇO
O GRANDE AMOR DE DEUS
BETÂNIA: Um Lugar de Refrigério e Vida
SALMO 23.1 - O Cuidado Pastoral de Deus




Nenhum comentário:

Postar um comentário