terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ALEF (א) - Primeira Letra do Alfabeto Hebraico

No hebraico moderno, a letra Aleph pode aparecer em três formas:

É a primeira letra do alfabeto hebraico, equivalente ao grego “alfa” e árabe “Aleph” e ao nosso “A”; como os hebreus não tinha algarismos numéricos, às letras foram dadas valor numérico, no caso do “alef” o valor é 1, mas quando seguida por um apóstrofo representa 1000. Não é uma vogal (como na língua portuguesa), mas uma consoante pronunciada com tom glótico. Em algumas palavras bíblicas, entretanto, o alef não é pronunciado, tendo-se tornado, nos últimos tempos, completamente muda e sendo empregada como uma vogal para indicar um “a” longo (como em “carro”).  O nome significa “boi” e, na forma mais antiga da escrita hebraica, a letra tinha a forma de uma cabeça-de-boiQuando dois bois estão atrelados para puxar uma carroça ou arado, um é o mais velho e mais experiente, que leva/conduz o outro mais jovem. Dentro do clã, tribo ou família o chefe ou o pai é visto como o mais velho, que está atrelado aos outros como o líder e professor. De fato, a palavra aluph (derivada do próprio nome desta letra) significa "Mestre" ou "Senhor".
Essa primeira letra está conectada ao nome primário com o qual Deus era conhecido inicialmente. A raiz vem deאל  (El) e na bíblia hebraica é utilizada para se referir a “Deus” ou “deus(es)”. Alguns nomes referentes a Deus no Primeiro Testamento iniciam com a letra alef:  Elohim  אלהים- Eloha      אלוה Adonai אדני  -     אדני Adir - 
Muitas culturas do Oriente Próximo adoravam o deus El na forma de um boi ou toro em forma de esculturas. Enquanto estavam esperando Moisés descer do Monte Sinai os israelitas fundiram uma escultura em forma de um bezerro (novilho) representando “Deus”, mas foram fortemente repreendidos. A letra tem conotação também de unidade e unicidade e no judaísmo foi associado com a unidade do monoteísmo.
A letra alef também está relacionada ao ser humano, pois a palavra hebraica para “homem” é adam ( אדם ), que é composta de dam ( דם ), "sangue", e Aleph ( א ), que representa o Senhor, como indicado acima, que lhe dá vida (alma vivente). Jesus (Yeshua) torna-se o nosso Aleph, ao assumir nossa humanidade (Fp 2.6-11) torna-se o mediador entre nós e Deus (1Tm 2.5; Hb 9.15; 12.24), de maneira que nele somos novamente vivificados, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados (1Jo 5.12; Ef 2.1).
E no último livro do Segundo Testamento, portanto, fechando o cânon bíblico, Jesus refere-se a si mesmo como sendo o Alef e Tav (Alfa e ômega) a primeira e a última letra do alfabeto hebraico e grego (Ap 1.8; 22.13).
Essas palavras fazem referência direta à profecia de Isaías (41.4; 44.6 e 48.12), onde o próprio Senhor (Adonai/Yahvé) declara que Ele é o Primeiro (Alef) e o Último (Tav) – e explicitamente declarou que não há outro "deus" além dEle.
No transcorrer do tempo os chifres do boi tornou-se um sinal de força e passou a representar o poder de um rei/monarca. A expressão de “alef a tav” significa “do começo ao fim”, de maneira que os observadores da Torá (Lei/Instrução) de “Alef a Tav” são aqueles que guardam a Torá na sua totalidade.
O Salmo 119 é composto em forma acrostica utilizando as letras do alfabeto hebraico e seu primeiro verso (vv. 1-8) inicia-se com a letra Alef.
Salmo 119. 1-8
 

Artigos Relacionados
Salmo 119 - Introdução Geral
Os Livros Poéticos e de Sabedoria - Introdução Geral
A Bondade de Deus - Salmo 136    


Me. ipg

3 comentários:

  1. Muito deficil de aprender mais estou amando.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nao aprendo complicado demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendemos na medida em que pacientemente perseveramos na leitura do texto bíblico.

      Excluir