sábado, 30 de janeiro de 2016

A Ordem dos Livros do Novo Testamento

Os livros que compõe o Novo Testamento não foram organizados em ordem cronológica, mas foram colocados em uma ordem lógica, ou seja, conforme o seu conteúdo temático.
Desta forma temos primeiramente os quatro evangelhos, que registram a vida e ministério de Jesus, bem como sua morte, ressurreição e ascensão. O livro de Atos contém o registro da expansão do cristianismo a partir de Jerusalém até alcançar e se estabelecer em Roma, então a capital do Império Romano. A partir deste pano de fundo histórico temos as correspondências entre os apóstolos e suas comunidades tratando sobre as questões teológicas que geraram controvérsias, bem como, estabelecendo os parâmetros eclesiásticos e disciplinares na convivência comunitária das igrejas. As correspondência paulinas abrem essa divisão, tendo a carta aos Romanos como primeira pelo tamanho e não porque fosse sua primeira carta; Hebreus foi por muito tempo tida como paulina, mas hoje há um consenso de que sua autoria deve ser dada a outrem, por esta razão foi colocada entre as paulinas e as gerais; Tiago abre esta segunda sessão denominadas de cartas gerais, porque não tem um público definido, mas se dirigem a diversos grupos judeu-cristãos espalhados em diversos locais geográficos; fechando o cânon foi colocado o Apocalipse cujo conteúdo se refere à segunda vinda (parousia) de Jesus Cristo e a conclusão da história da Igreja.
Embora seja muito difícil uma conciliação entre os estudiosos na fixação das datas de cada um dos livros, [1] pois em nenhum deles o escritor ou copista teve esta preocupação, optamos abaixo por mencionar uma ordem cronológica de perfil conservador como segue:

Livro
Data (d.C.)
Livro
Data (d.C.)
Tiago
Gálatas
1e 2 Tessalonicenses
Marcos
Mateus  
1 Coríntios
2 Coríntios
Romanos
Lucas
Atos
Colossenses, Efésios
45-49
49
 51
50 ou 60
50 ou 60
55
56
57-58
60
61
60-61
Filipenses   Filemom
1Pedro
1 Timóteo
Tito
Hebreus
2 Pedro
2 Timóteo
Judas
João [evangelho]
1, 2, 3 João
Apocalipse
63
63-64
63-66
63-66
64-68
66
67
68-80
85-90
85-90
90-95
     95</TBODY>

Me. IPG






[1] Na introdução individual de cada livro haveremos de discutir com maiores detalhes esta questão da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário